segunda-feira, 31 de agosto de 2009


DICA: Suco de cenoura, pepino e beterraba auxiliam na eliminação de toxinas do organismo.

Cálcio x Osteoporose


CÁLCIO X OSTEOPOROSE
O tecido ósseo tem o seu metabolismo dividido em fixação e reabsorção de cálcio. Durante a infância e a adolescência a fixação do cálcio é maior do que sua reabsorção. Por volta dos 25 anos a velocidade de fixação desse nutriente começa a diminuir.
Com a reabsorção do cálcio sendo maior do que a fixação a massa óssea fica mais enfraquecida podendo ter como conseqüência o desenvolvimento da osteoporose (doença que diminui a massa óssea).
Alguns nutrientes podem influenciar no aparecimento da doença, como o sódio (proveniente do sal e de alimentos processados) e aminoácidos sulfurados (provenientes de carne vermelha).
A maior fonte alimentar de cálcio é o leite, mas infelizmente, no Brasil, vem diminuindo o seu consumo entre crianças e adolescentes que têm trocado sua ingestão pelo consumo freqüente de refrigerantes. É importante lembrar que os refrigerantes possuem substâncias em sua composição que prejudicam a fixação de cálcio na matriz óssea.
A ingestão adequada de cálcio é individual para cada faixa etária: crianças de 3 anos (500mg); de 4 a 8 anos (800mg); de 1 a 6 anos (600ml); de 7 a 14 anos (400ml a 600ml); adolescentes (1300mg); idosos (1200mg); adolescentes grávidas (1200mg), gestantes adultas (1000mg).
Para prevenir a osteoporose é recomendada uma ingestão adequada de cálcio durante a infância e adolescência, além da manutenção de uma dieta saudável no decorrer da vida auxiliada por exposição solar e prática de atividade física.