O que é diabetes?É um distúrbio no metabolismo de glicose onde a produção de insulina é ineficiente ou inexistente, propiciando o acúmulo da glicose no sangue e a baixa taxa dentro das células.
Classificação*Diabetes tipo 1
As pessoas afetadas são normalmente magras, apresentam início abrupto dos sintomas antes dos 30 anos e são dependentes da insulina exógena.
*Diabetes tipo 2
As pessoas afetadas frequentemente têm mais de 30 anos, apesar de hoje em dia haver um aumento no número de casos ocorridos em crianças. Os indivíduos não são dependentes da insulina exógena, mas podem vir a utilizar a mesma no controle glicêmico.
*Diabetes Gestacional
Uma condição de intolerância à glicose que afeta mulheres grávidas, cujo início ou descoberta ocorre durante o período de gestação.
Quadro clínico-urinar muitas

vezes durante o dia e a noite, em grande quantidade
-sede exagerada

-obesidade

-perda de peso

-ter muita fo
me
-desânimo e fadiga (cansaço)

-piora da visão

-furúnculos frequentes

-cicatrização difícil e infecções de pele

-impotência sexual

-aumento da pressão arterial

Nutrição no diabetes
A dieta ou cardápio do diabético deve ser baseado em alimentos pouco ou menos calóricos, na restrição de açúcar, na diminuição de carboidratos simples, ou seja, deve haver prioridade no consumo de carboidratos complexos (como, por exemplo alimentos integrais) tendo em vista a taxa de glicose no sangue, além de alimentos ricos em fibras. É importante salientar que a ingestão de frutas deve ser em decorrência da quantidade de frutose presente nas mesmas (dar preferência às de menor índice de frutose), a fruta do conde não deve ser prescrita para diabéticos pelo seu alto índice de frutose.