quarta-feira, 23 de setembro de 2009

NUTRIÇÃO X DIABETES

O que é diabetes?


É um distúrbio no metabolismo de glicose onde a produção de insulina é ineficiente ou inexistente, propiciando o acúmulo da glicose no sangue e a baixa taxa dentro das células.


Classificação


*Diabetes tipo 1


As pessoas afetadas são normalmente magras, apresentam início abrupto dos sintomas antes dos 30 anos e são dependentes da insulina exógena.



*Diabetes tipo 2


As pessoas afetadas frequentemente têm mais de 30 anos, apesar de hoje em dia haver um aumento no número de casos ocorridos em crianças. Os indivíduos não são dependentes da insulina exógena, mas podem vir a utilizar a mesma no controle glicêmico.


*Diabetes Gestacional


Uma condição de intolerância à glicose que afeta mulheres grávidas, cujo início ou descoberta ocorre durante o período de gestação.



Quadro clínico



-urinar muitas vezes durante o dia e a noite, em grande quantidade











-sede exagerada











-obesidade

















-perda de peso


















-ter muita fome






-desânimo e fadiga (cansaço)











-piora da visão













-furúnculos frequentes





















-cicatrização difícil e infecções de pele


















-impotência sexual

















-aumento da pressão arterial








Nutrição no diabetes

A dieta ou cardápio do diabético deve ser baseado em alimentos pouco ou menos calóricos, na restrição de açúcar, na diminuição de carboidratos simples, ou seja, deve haver prioridade no consumo de carboidratos complexos (como, por exemplo alimentos integrais) tendo em vista a taxa de glicose no sangue, além de alimentos ricos em fibras. É importante salientar que a ingestão de frutas deve ser em decorrência da quantidade de frutose presente nas mesmas (dar preferência às de menor índice de frutose), a fruta do conde não deve ser prescrita para diabéticos pelo seu alto índice de frutose.

2 comentários:

  1. Acho muito legal essas dicas para diabeticos!Mesmo tendo essa doença da pra viver muito mais saudavel q os outros,porem temos q tomar cuidado com a glicemia,para isso temos q ter aparelhos que funcionem correto?
    Noticias do FDA diz q aparelhos da Roche o accu chek estão dando alteração no indice glicemico.Isso é sério,prestem atenção em tudo....

    ResponderExcluir
  2. Olá Carlos, tudo bem?

    Meu nome é Renner Cardoso e trabalho na CDN Comunicação Corporativa, que presta serviço de assessoria de imprensa para a Roche.

    Vi o seu post acima, e como esse assunto pode estar gerando mal-entendidos, gostaria de esclarecer alguns pontos do texto.

    Na verdade os aparelhos Accu-Chek, da Roche, não foram proibidos nos EUA e em nenhum outro país. Nem pela FDA nem pela Anvisa, pois é seguro para uso geral.

    O comunicado da FDA, que você cita, na verdade teve como objetivo apenas reforçar as informações sobre as contra-indicações que constam na bula dos monitores desde 1998.

    E essa limitação / restrição do uso dos monitores se refere somente a um grupo bem específico de pessoas:

    pacientes que estejam submetidos a diálise peritoneal com o uso do medicamento Extraneal ou que façam uso da Imonuglobulina Octagam ou do medicamento Orencia.

    E é importante destacar que esses medicamentos são administrados apenas em ambiente hospitalar.

    E todos os relatos citados pelo FDA foram de pacientes que utilizaram os medidores em ambiente hospitalar e utilizam as substâncias que interferem, conforme está escrito na bula.

    Por isso, a Roche também já reiterou e reforçou a informação sobre essas restrições de uso junto aos médicos e hospitais, mesmo sendo esta uma informação já conhecida e considerada nos procedimentos médico-hospitalares.

    Além disso, a Roche também publicou no site oficial de Accu-Chek uma nota de esclarecimento que pode ser lida neste link: http://www.accu-chek.com.br/br/noticias/compromisso.html

    Espero com isso ter ajudado a esclarecer o assunto, e caso você precise de qualquer outra explicação estou à disposição.

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir